Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

A importância de uma boa revisão semanal

Nas semanas anteriores andámos a recolher informação, tarefas, projetos e a decidir o que fazer com ela, criando listas. Optámos por um sistema que para nós é funcional e de confiança. No meu caso, recordo que optei pelo Outlook e evernote como já referi neste post. Mas pode ser papel e caneta, desde que haja segurança e confiança de que a nossa lista está atualizada.

Para manter esta atualização é importante que façamosuma revisão semanal. Nela decidimos se aquela tarefa ou projeto ainda são pertinentes. Verificamos também se as tarefas e projetos estão alinhados com os nossos objetivos (aquilo que queremos alcançar) e se possível prioriza-los (atribuir maior prioridade para os que mais contribuírem para o atingiremos dos nossos objetivos). 

Se esta revisão for bem feita, as áreas chave da nossa vida estão em evolução, nenhuma ficará esquecida.

Na revisão semanal vamos assim olhar para:

 

- AGENDA: onde estão os compromissos com data e hora definidas (ex. Reuniões, consultas, etc); nestes horários não vamos conseguir encaixar nada e, em alguns casos, por exemplo, se se tratar de uma reunião, requer preparação prévia que precisamos ter em consideração.

 

- LISTAS (tarefas/ projetos) -  vou ao evernote e e-mail e vejo o que carece de ação na próxima semana. Importa aqui ter em atenção os prazos que atribuímos às várias tarefas.

 

Eu gosto de fazer está revisão à sexta-feira à tarde, contudo quando não consigo faço no fim de semana. Analiso o que ficou eventualmente por fazer e se ainda é para fazer (pode já não ser necessário) e vou à lista de tarefas "selecionar" as que farei na semana seguinte. 

Este passo faço no Bullet journal, o meu caderno onde escrevo o que quero fazer em cada semana e dia, compromissos que tenha agendados e também notas que vou registando durante a semana, fica tudo aqui.

 

Se vou ficar fora do escritório dois dias não adianta querer agendar outras tarefas que necessitem de computador, por exemplo, pois não as farei; quanto muito poderei agendar telefonemas.

 

Também seleciono as minhas "Big-rocks" para essa semana para que as necessárias ações sejam realizadas e não perca o foco.

 

É contudo importante não esgotarmos o dia e deixar-mos alguns blocos livres para situações que nos surgem de última hora e para termos algum tempo para pensar; não somos máquinas e precisamos pensar sobre a melhor forma de resolver determinado assunto ou como vamos trabalhar no projeto x com a nossa equipa ou com outro departamento.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Propósito desde espaço

Um estudo recente revela que 1 em cada 3 pessoas está em risco de burnout. Eu, definitivamente não quero fazer parte deste numero, pelo que tenho vindo a adotar e desenvolver metodologias que me têm permitido ter os meus projetos controlados, os meus objetivos atingidos, fazer horário das 9 às 18H, acompanhar a minha família e tratar da casa. São essas metodologias e práticas que já adotei e outras que irei testando que vou partilhar aqui semanalmente e se com elas inspirar alguém, excelente. O meu lema é "Take small steps every day and you'll get there one day"

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D