Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

Chegou a hora de FAZER!

Depois de termos RECOLHIDO toda a informação, tarefas, ..., e de a termos PROCESSADO, isto é saber o que fazer com cada uma delas, chegou a hora de FAZER

Por mais que esteja tudo organizado, se não soubermos como fazer, não chegaremos a lado nenhum!

Depois de ler os métodos GTD e ZTD, sigo nesta fase com o ZTD (de Leo Babuta) por sentir que faz mais sentido para mim.

O GTD aconselha a classificar as tarefas por contexto (onde as podemos fazer - casa, escritório, ...) e quando estamos nesse contexto, vamos ver que tarefas devem ser feitas e "escolhemos".

O ZTD recomenda que se selecionem 3 BIG-ROCKS para a semana e 3 MIT (More Important Tasks) por dia. Basicamente a ideia é, se fizer isto, o dia está ganho e vou sentir-me bem comigo.

Eu sigo este método e todas as semanas, quando faço a revisão semanal, defino quais são as minhas big-rocks e MIT para a semana seguinte.

Atenção que a ideia é que sobre tempo todos os dias, isto é: as MIT devem ser feitas logo de manhã! Ok podemos não conseguir terminar, mas a intenção é que sobre algum tempo para lidarmos com interrupções e com situações inevitáveis, isto é, coisas que nos pedem e que temos que fazer mesmo, uma reunião de ultima hora, etc.

Claro que estas tarefas que "escolhemos" para cada semana, têm que estar alinhadas com os nossos objetivos e têm que garantir cumprimento de prazos. Deixar tudo para a ultima hora vai gerar uma crise, obrigarnos a fazer apenas aquela tarefa (ou tarefas se for um projeto que fomos deixando para trás) e isso vai fazer com que outras fiquem por fazer, criando uma bola de neve.

A lista de projetos e tarefas associadas, com prazos tem que estar bem definida e atualizada. E será util que sejam priorizadas, não só pelo prazo mas pela importância, como contribuem para os nossos objetivos. É muito importante não perdermos o foco nos nossos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, ou não os atingiremos porque acabamos por nos perder em tarefas de menor importancia, mas que muitas vezes são mais faceis de fazer e por isso mais apeteciveis. 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Propósito desde espaço

Um estudo recente revela que 1 em cada 3 pessoas está em risco de burnout. Eu, definitivamente não quero fazer parte deste numero, pelo que tenho vindo a adotar e desenvolver metodologias que me têm permitido ter os meus projetos controlados, os meus objetivos atingidos, fazer horário das 9 às 18H, acompanhar a minha família e tratar da casa. São essas metodologias e práticas que já adotei e outras que irei testando que vou partilhar aqui semanalmente e se com elas inspirar alguém, excelente. O meu lema é "Take small steps every day and you'll get there one day"

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D