Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

Como ter sucesso na vida, o eterno desejo

size_810_16_9_obstaculos-sucesso.jpg

 

Ui, até parece que há receita! Recentemente li o post do David sobre este assunto, fiquei a pensar sobre o assunto e achei que deveria deixar aqui o que me vai na alma... 

O David fala que os livros de auto-ajuda não servem para nada. Na verdade nunca li nenhum que tivesse exatamente esta classificação como tal não vou opinar. A minha ideia é que tentam passar receitas e na minha opinião não há receita ou seriamos todos pessoas super bem sucedidas na vida (e por isso nunca tive curiosidade em ler nenhum).

Na minha opinião o sucesso não se consegue só porque sim. É com o nosso esforço, dedicação e desenvolvimento pessoal que se atinge. É preciso transformar os nossos sonhos em objetivos e desenvolver ações e estabelecer metas para lá chegar. Mais do que sorte é muito trabalho. E confiança em nós e nas nossas capacidades. Acreditar e trabalhar muito. Mas sem acreditar em receitas milagrosas porque a solução está em nós e não nos livros que possamos ler.

Em vez de nos começarmos logo a  auto-limitar com "ah isso não é para mim" ou "é preciso ter formação X e eu não tenho" e resignarmo-nos às circustâncias,  devemos arregaçar as mangas e ir à luta. Adquirir as competencias que nos faltam, seja em contexto de formação, com certificação, ou simplesmente ser autodidata e ler livros sobre o assunto. 

Somos nós que temos que criar as condições para atingir os nossos objetivos (assumindo que o sonho já é um objetivo) e não ficar à espera que as circunstâncias mudem. Temos que trabalhar todos os dias para sermos a melhor versão de nós próprios.

Se queremos chegar áquele ponto X então vamos ver o que é preciso para lá chegar, o que precisamos aprender, que competencias novas devemos ter, e criar um plano passo-a-passo para desenvolver as competencias necessárias.

Como escrevi no post anterior, nas minhas áreas de foco pessoais está sempre "Aprender algo novo" e todos os anos defino o que vou aprender no ano seguinte. Seja algo de inicio ou aprofundar conhecimentos que já tenha. Para 2019 já identifiquei uma formação (com certificado) que quero fazer e que será util para o percurso que quero percorrer profissionalmente (até porque é cara e é preciso haver orçamento para ela por isso precisa ser planeada), mas outras aprendizagens vou fazendo para que o meu trabalho seja cada vez melhor e neste caso compro livros sobre o tema, leio artigos, enfim o que me vai aparecendo. 

Também disse no post anterior que estou a focar-me na parentalidade positiva e a ler sobre o assunto. Também encontrei uma formação online que vou fazer. Mas porquê este tema? Porque tem a ver com um outro objetivo da minha vida, que é ser melhor mãe, criar mais vinculo com os meus filhos e garantir uma relaçao próxima. Se não quis sempre isto? Claro que sim! Mas agora deu-se o clique que faltava, muito provavelmnete por estar com um filho a chegar à idade complicada da adolescencia e ter percebido que não é com gritos e contrariedades que lá vou; preciso ser firme e manter as regras de casa mas não "À força". Mas não me pareceu necessário ter uma certificação pois não me será util profissionalmente. 

Se para termos sucesso precisamos de mudar? Precisamos de nos tornar melhores e mudar a forma como vimos as coisas. Não nos limitarmos a nós próprios e termos coragem de dizer "Eu não sei mas vou aprender"!

 

Nota: Este não é um post de autoajuda. É a minha opinião e decorre da minha experiencia enquanto pessoa e profissional e na empresa onde trabalho penso que não me tenho saido nada mal estando a exercer funções de nivel elevado.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Propósito desde espaço

Um estudo recente revela que 1 em cada 3 pessoas está em risco de burnout. Eu, definitivamente não quero fazer parte deste numero, pelo que tenho vindo a adotar e desenvolver metodologias que me têm permitido ter os meus projetos controlados, os meus objetivos atingidos, fazer horário das 9 às 18H, acompanhar a minha família e tratar da casa. São essas metodologias e práticas que já adotei e outras que irei testando que vou partilhar aqui semanalmente e se com elas inspirar alguém, excelente. O meu lema é "Take small steps every day and you'll get there one day"

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D