Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

Sê sempre o primeiro a acreditar em ti

Defini um objetivo para este ano que não era de todo fácil de cumprir. Um objetivo profissional, para a empresa e que precisava do envolvimento de todas as Direções. 

A falta de recursos humanos na empresa onde trabalho é notória e já todos vão estando cansados de correr de um lado ao outro e quando lhes é pedido um esforço adicional já fazem cara feia. 

Era portanto necessário motivar os colegas, liderar o projeto e garantir que a meta seria atingida em 2018. 

Parecia tão difícil atingir que nem a administração se esforçou para dar instruções claras que era objetivo a atingir. Estava sozinha no barco! 

A verdade é que a meta foi alcançada e o objetivo cumprido. Se consegui tudo sozinha? Claro que não. Apesar da desmotivação e trabalho que têm, consegui pouco a pouco que os colegas fizessem o que seria necessário, fui-lhes pedindo que realizassem ações concretas e acordando timmings e, aos poucos, as etapas foram sendo concluidas.

Se eu não tivesse acreditado e não tivesse apostado tudo, continuavamos tal como estavamos, à espera que se reunissem melhores condições, o que certamente iria continuar sem acontecer (para os colegas melhores condições são mais pessoas e parece que isso está fora do horizonte).

Mas também é preciso ter consciência que poderia ter corrido mal e ter consciência dos obstáculos e contorná-los.

Um dos obstáculos que contornei: os tóxicos. aqueles que faziam questão de me dizer diretamente que não iria conseguir. Mas nem assim me derrubaram. Se o objetivo era que eu desanimasse, não conseguiram, pois as palavras só serviam para me dar mais vontade de seguir em frente e mostrar-lhes o contrário. Saber transformar os obstáculos em oportunidades também é muito importante.

 

Deixo em resumo a minha estratégia para atingir os objetivos a que te propões (mesmo que pareçam aparentemente inalcançáveis)

 

1. CONFIA em ti

2. define OBJETIVOS "em grande"

3. faz o teu PLANEAMENTO (realista)

4. define a tua ESTRATÉGIA

5. MOTIVA os outros

6. MOTIVA-TE a ti 

7. TRANSFORMA os obstáculos em oportunidades

 

Este tema voltará a ser abordado mais detalhadamente em breve, onde detalharei cada um destes passos.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Propósito desde espaço

Um estudo recente revela que 1 em cada 3 pessoas está em risco de burnout. Eu, definitivamente não quero fazer parte deste numero, pelo que tenho vindo a adotar e desenvolver metodologias que me têm permitido ter os meus projetos controlados, os meus objetivos atingidos, fazer horário das 9 às 18H, acompanhar a minha família e tratar da casa. São essas metodologias e práticas que já adotei e outras que irei testando que vou partilhar aqui semanalmente e se com elas inspirar alguém, excelente. O meu lema é "Take small steps every day and you'll get there one day"

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D