Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

O meu Caderno de Produtividade

MIND4GOALS porque devemos estar sempre focados em atingir os nossos objetivos, pessoais e profissionais

Trabalhar mais ou trabalhar melhor?

Quando entrei nesta empresa há cerca de 8 anos, foi-me atribuida uma área com processos bastante complexos, de apoio direto à Administração e onde uma falha poderia ter implicações financeiras devido a possiveis contra-ordenaçoes. O trabalho era mesmo muito, as pessoas poucas (no inicio era mesmo só eu) e cedo percebi que a minha organização pessoal tinha que mudar. Na verdade eram muitos projetos para uma pessoa só gerir sem deixar ficar pontas soltas eternamente pendentes ou mesmo esquecidas. No inicio a minha carga horária era terrivel e durante alguns meses apenas conseguia ver o meu filho de manhã, quando o levava ao colégio, pois quando chegava à noite a casa já ele dormia.

Quando me vi no meio do caos, achei que tinha que tomar uma atitude! e comecei a pesquisar sobre o tema. Como me organizar melhor? como melhorar a minha produtividade? Como trabalhar melhor?

Foi então que descobri na Amazon os livros do David Allen e o método GTD. Comprei três livros na altura que li nas férias. 

Confesso que a primeira reação foi: se já não tenho tempo para o que tenho para fazer como é que ainda vou implementar e fazer isto tudo?

Quando há cerca de 3 anos me atribuiram responsabilidade sobre mais duas áreas para além da que já tinha (sem mais recursos humanos) achei que tinha mesmo que mudar. E foi nesta altura que introduzi pequenas mudanças e gradualmente fui avançando. Continuo no processo. A melhoria é continua, estou muito longe de me sentir uma expert na matéria. Mas com pequenos passos e com a introdução gradual de novos hábitos e procura constante de metodologias, tudo tem melhorado. Consigo fazer o meu horario de trabalho das 9 às 18H, tenho o trabalho em dia, tenho os vários projetos controlados e a andar ao ritmo que têm que andar e já fui questionada por colegas como consigo andar tão tranquila e ser tão organizada com o meu trabalho.

A verdade é que raramente levo trabalho para casa, consigo ter os meus hobbies (lêr essencialmente) e estar com a minha familia, tratar da casa e de tudo aquilo que faz parte do dia-a-dia de uma mulher e mãe.

É essa pesquisa e esses hábitos que adotei e outros novos que irei certamente adotar que prentendo ir partilhando aqui neste espaço. Se todos correram bem logo à primeira? Não! Se continuo a achar que é tempo perdido? Também não! Porque afinal consigo vêr resultados e já faz parte da minha rotina definir os objetivos trimestrais e mensais e as tarefas a fazer em cada semana. Já não sei funcionar de outra forma. E bem vistas as coisas os ganhos de tempo são muito superiores ao que dedico a esta organização.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Propósito desde espaço

Um estudo recente revela que 1 em cada 3 pessoas está em risco de burnout. Eu, definitivamente não quero fazer parte deste numero, pelo que tenho vindo a adotar e desenvolver metodologias que me têm permitido ter os meus projetos controlados, os meus objetivos atingidos, fazer horário das 9 às 18H, acompanhar a minha família e tratar da casa. São essas metodologias e práticas que já adotei e outras que irei testando que vou partilhar aqui semanalmente e se com elas inspirar alguém, excelente. O meu lema é "Take small steps every day and you'll get there one day"

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D